Educação para a Primeira Infância
A primeira infância é determinante na vida de um indivíduo. Com cuidados, amor, estímulo e interação adequados, é o caminho para que a criança desenvolva todo seu potencial, contribuindo para uma vida adulta mais saudável e equilibrada e, consequentemente, para uma sociedade com os mesmos valores.
um projeto para toda a vida
A primeira infância compreende o período que vai do nascimento até os seis anos de idade. Apesar da arquitetura do nosso sistema nervoso ser moldada até o início da fase adulta, é durante esses primeiros anos que a fundação é feita. Nossa carga genética interage com os estímulos recebidos, fornecendo as bases para o desenvolvimento de habilidades e comportamentos ao longo da vida.
Pesquisas recentes apontam que argumentos meramente genéticos não explicam todo o desenvolvimento de habilidades cognitivas (aquelas relacionadas à aprendizagem) e socioemocionais (de modo genérico, nossas habilidades interpessoais e ligadas à motivação).
Parte desse desenvolvimento se deve aos estímulos recebidos principalmente nos primeiros anos de vida.
Se mesmo a arquitetura de nossos circuitos nervosos é impactada pelo contexto social a que estamos inicialmente expostos, por ter uma grande influência sobre o desenvolvimento futuro da criança, investimentos nos primeiros anos de vida apresentam retornos bastante elevados. Estímulos adequados nesta primeira fase, como a convivência com outras crianças, a exposição à leitura e a atividades lúdicas, entre muitos outros, abrem caminhos para a aprendizagem e a motivação.